Veja neste artigo quais os pontos positivos e negativos de emprestar um cartão de crédito.

Atualmente o fato de obtermos um cartão de crédito, já é motivo de algum conhecido pedir emprestado para adquirir algo.

Se você já fez isso é importante entender que conforme um levantamento do SPC do Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), uma média de 74% das pessoas acabam por pedir emprestado o cartão de crédito para efetuar compras.

Uma pesquisa feita ouviu diversas pessoas, consumidores espalhados pelo nosso país.

Geralmente esse pedido ocorre por conhecidos, e há diversas razões para tal questão, pode não obter limite disponível ou suficiente para o que precisa ou então porque não tem cartão porque está com restrição no nome e não consegue uma linha de crédito.

No entanto essa pessoa pode pagar conforme a acordado, e você ainda adquire as vantagens que seu cartão lhe oferece pela compra realizada.

Entretanto, pode acontecer algum imprevisto e ele não lhe pagar a fatura devida, e você precisa desembolsar o valor ou acabar ficando com uma restrição no nome.

Veja neste artigo quais os pontos positivos e negativos de emprestar um cartão de crédito.

Vale mencionar que é importante ter ciência de como utiliza seu cartão, e o mais recomendado é que não empreste há ninguém para evitar imprevistos.

Uma boa opção também é utilizar de ferramentas que lhe permitam emprestar o seu limite que está “Sobrando” e com isso correr o risco.

Desvantagens ao emprestar um cartão de crédito

Nos dias de hoje é comum as pessoas efetuarem o empréstimo do cartão entre amigos e familiares, assim sendo fora dos serviços de aplicativos.

Entenda algumas razões pela quais você não deve emprestar seu cartão de jeito de nenhum.

Em primeiro lugar, sem dúvidas, é o risco que você corre de entrar no rotativo por ter acabado ficado no vermelho.

Certamente para quem possui o hábito de não pagar a fatura total, a taxa de juros pode chegar a 14% ao mês, e caso aconteça o item comprado pela pessoa pode acabar se tornando uma verdadeira bola de neve para você!

Infelizmente enquanto o valor total não é quitado, os juros mensais vão aumentando e com isso prejudicando o titular do cartão .

Em caso de não pagamento o titular sofre com uma restrição no CPF o que prejudica o mesmo a conseguir alguma outra linha de crédito.

Um outro problema com relação ao emprestar o cartão, é que você pode acabar ficando sem limite. Por essa razão é importante, ao emprestar o cartão, ter uma certeza que sobrará uma parte ainda, pois todos estamos sujeitos a ter algum imprevisto.

Da mesma forma acabar surgindo uma oferta irrecusável e não poder adquirir naquele momento.

Publicidade

Portanto é muito importante se certificar antes de emprestar todo o limite disponível. sem contar que sua relação com quem precisou do cartão pode ficar abalada.

Conforme a mesma pesquisa, mas de 50% dos entrevistados informaram que o vinculo de amizade acabou ficando estremecida, onde a pessoa que efetuou a compra não pagou o valor conforme utilizado.

Certamente vale lembrar que caso a compra tiver um valor muito alto, você ainda pode ser pego na malha fina, por isso converse com seu amigo ou parente para entender melhor qual a necessidade dele.

Infelizmente se o que ele deseja está fora da sua renda declarada, pode acabar chamando a atenção da Receita Federal.

Aplicativo VirtusPay

Em outras palavras se você quer acumular pontos ou milhas para utilizar com o que almeja sem que com isso comprometa sua renda, entenda que emprestar o cartão é uma boa solução.

Vale mencionar que uma Fintechs como a VirtusPay é uma foma de se emprestar o cartão. Esse app permite que você empreste seu cartão a quem precisa efetuar compras online.

Portanto a pessoa que comprou deve efetuar o pagamento por meio de um boleto bancário.

No entanto o valor pago pelo comprador cai automaticamente na conta do titular do cartão.

É importante dizer que a empresa garante total segurança quanto aos dados do cartão do titular e na fatura apenas é informado pagamento VirtusPay.

A empresa está no ar desde 2018, e para quem tem interesse em emprestar o cartão através da fintech é necessário entrar numa fila de espera através do site.

Os gastos feito pelo empréstimo do cartão não impactuam no imposto de renda, pois é um serviço destinado a terceiros e não feito por você.

Caso seja necessário, para comprovação, os valores são creditados em sua conta.

No site para cadastro é importante saber que as informações passadas são extremamente pessoais , ou seja, só o titular tem acesso.

Portanto pode-se cadastrar mais de um cartão, só é necessário adicionar informações da data de vencimento e do limite do cartão.

Lembre-se de estar cadastrado em um bom programa de pontos ou de milhas, para assim compensar todo o esforço.

Utilize o cartão a seu favor sempre

Saiba que os gastos com o cartão não precisam ser uma dor de cabeça, no entanto é necessário se manter dentro do seu orçamento e efetuar suas compras de forma planejadas,

Em outras palavras efetuando as compras conforme planejadas, você não compromete sua saúde financeira e ainda consegue adquirir bônus conforme seu pacote.

Conclusão

Por fim entenda que a melhor recomendação é evitar ao máximo emprestar seu cartão de crédito.

Leve em conta a situação atual da pessoa, caso ele não possua um cartão por estar negativada qual a probabilidade de ela não falhar com você?

Da mesma forma que muitas pessoas estão com o CPF restrito por causa de compras realizadas por terceiros. Tenha sempre cautela.

Portanto de preferência pra emprestar o cartão a quem você realmente confia, e no caso de ela ter uma justificativa excelente para tal atitude.

Publicidade